Maior parte dos estados brasileiros vai celebrar o Dia do Servidor Público fora da data instituída: 28 de outubro.
A antecipação ou adiamento do ponto facultativo, normalmente decretado em estados e municípios, busca evitar a emenda com o fim de semana do 2º turno da eleição.
Em 18 estados houve mudança da data, principalmente nas capitais e cidades que concentram colégios eleitorais maiores, para que não haja grande número de abstenções de voto.
A ideia, ainda, é impedir um longo período sem expediente nas repartições públicas provocado por faltas de servidores para unir também a folga com o feriado de Finados, dia 02 de novembro, na quarta-feira.
Menos para os governos de Maranhão e Minas, que transferiram o ponto facultativo para segunda-feira, 31 de outubro, o que favorecerá a emenda do fim de semana com o Finados.
Alguns estados já concederam a folga aos servidores – nos dias 24 ou 25 – como é o caso de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, e Piauí.
Os que mantiveram a data com suspensão do atendimento nas repartições públicas na sexta foram: Acre, Distrito Federal, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.
Os demais, adiaram para segunda (31) ou terça (1º de novembro), para a véspera do Feriado da República, que será numa terça; ou para outra data não definida.
Repórter: Bernadete Druzian agenciaradio2