(24) 98125-5697

NO AR

Conheça MIGUEL PEREIRA carrega muita cultura, história, pontos

radiompfm.com.br

Brasil

Campanha alerta para ameaça de retorno da paralisia infantil

essurgimento de casos onde poliomielite estava erradicada preocupa

Publicada em 23/08/22 às 01:22h - 48 visualizações

por JORNALISMO DA RÁDIO DE MIGUEL PEREIRA


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Fernando flazão/agenciabrasil)

A Sociedade Brasileira de Imunizações lançou, nesta segunda-feira, uma campanha para reforçar a importância da vacinação contra a Paralisia infantil.  A iniciativa quer alertar a população para o perigo da volta da poliomielite, com a queda da cobertura vacinal de crianças.

A campanha “Paralisia infantil - a ameaça está de volta” será realizada exclusivamente on-line, ao longo de 45 dias. As peças informativas, vídeos com especialistas e depoimentos de duas pessoas que sofrem com as sequelas da pólio podem ser vistas nas redes sociais e sites da entidade e de apoiadores, entre eles, a Fundação Oswaldo Cruz e o Unicef, Fundo das Nações Unidas para Infância.

Apesar de o país não ter casos desde 1989, o cenário preocupa, com registros recentes da poliomielite em outros países, como Estados Unidos e Israel.  A Organização Pan-Americana da Saúde inclusive classifica como ALTO o risco de retorno da doença no Brasil.

Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações, o recuo da vacinação contra a Pólio no país começou em 2016. E as taxas de cobertura se tornaram ainda piores após o início da pandemia de Covid. Em 2021, de acordo com dados do Datasus, 30% das crianças menores de 1 ano não foram imunizadas, 40% não receberam o reforço do primeiro ano de vida e 55% não tomaram o reforço dos 4 anos.

O presidente da entidade, Juarez Cunha, avalia que como a doença foi erradicada justamente por causa das vacinas, muita gente relaxa com a imunização dos filhos.

O vírus da poliomielite é transmitido pelo contato direto entre pessoas; por via fecal-oral; por objetos, alimentos e água contaminados ou por gotículas de secreções expelidas durante a fala, tosse ou espirro.

A campanha nacional do Ministério da Saúde, iniciada no último dia 8 com previsão de seguir até 9 de setembro,  está vacinando todas as crianças menores de cinco anos.

O objetivo é alcançar uma cobertura vacinal de 95% desse público.

Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

Todos direitos Reservado Radio MP FM

(24) 98125-5697

Copyright (c) 2024 - Conheça MIGUEL PEREIRA carrega muita cultura, história, pontos
Converse conosco pelo Whatsapp!